Geralmente as cólicas são uma das situações mais angustiantes para os pais. Contrações irregulares e dolorosas no intestino são manifestadas por choro agudo, flexão das pernas e endurecimento da barriga, que às vezes melhora com a eliminação de gazes ou fezes. As cólicas iniciam a partir da primeira semana e podem perdurar até o 3º ou 4º mês de vida. Medidas caseiras, como massagens, aquecimento e colocar o bebê de bruços são eficazes. Nunca use medicamentos sem orientação médica, e a qualquer suspeita de algo fora normal procure a unidade de saúde. Abaixo dica de uma massagem que irá ajudar a acalmar o bebê, fazendo-o ter mais consciência do seu próprio corpo e irá aumentar o vínculo afetivo entre a mãe/pai e o bebê. Siga os passos a seguir para fazer uma boa massagem no bebê.
Antes de começar a massagem, coloque um pouco de óleo para massagem na palma das mãos, que pode ser de amêndoas doces, e esfregue nas mãos de forma a aquecê-lo ligeiramente e:
Passo 1: Massagem no peito e na barriga
- Deslize suas mãos do meio do peito do bebê para as axilas. Com um toque suave, deslize as mãos da barriga para os ombros, formando um X.
Passo 2: Massagem no braço e mão
- Segure na mão do bebê com uma mão e com a outra deslize da axila para o punho e esfregue seus polegares da palma da mão do bebê até os dedinhos. Um por um, suavemente, tentando que o movimento seja constante.
- Deslize sua mão aberta na mão aberta do bebê e, ainda com as mãos, agora em forma de concha, escorregue da lateral externa das mãos desde a base das costelas até o quadril e termine o movimento fazendo pequenos círculos com os dedos em volta do umbigo do bebê.
Passo 3: Massagem nas pernas e pés
- Deslize suas mãos desde a coxa até os pés e, com as duas mãos, faça um movimento giratório, de vai-e-vem, desde a virilha até o tornozelo. Deslize seus polegares na planta do pé fazendo, no final, uma massagem suave em cada dedinho.
Passo 4: Massagem nas costas
- Vire o bebê de barriga para baixo e deslize suas mãos das costas até o bumbum.
Passo 5: Massagem no rosto
- Coloque o bebê de frente para você e trace com os polegares pequenas linhas horizontais no rosto, massageie as bochechas e faça movimentos circulares próximo ao canto dos olhos.
Ao fazer esta massagem procure olhar sempre nos olhos do bebê e ir conversando com ele em todo o momento e aprecie cada instante.
Esta massagem dura em média de 5 a 10 minutos e pode ser feita todos os dias, melhores resultados são observados logo após o banho.
0 comentários:
Postar um comentário