5 de ago. de 2013

05 de agosto - Dia Nacional da Saúde

 




                                   Saúde

O homem é um ser biopsicosocial, e depende da harmonia entre essas três esferas para que seja considerável saudável. Muito mais do que a ausência de doenças, a saúde também pode ser definida como qualidade de vida. Nossa saúde depende de muitos fatores, como por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia. A cada dia surgem mais evidências de que corpo e mente estão tão estreitamente ligados, que aquilo que afeta um,  afeta também, o outro. Emoções desequilibradas podem desencadear a liberação de substâncias químicas na corrente sanguínea como por exemplo cortisol e adrenalina, que se estiverem em excesso podem alterar sua pressão arterial, aumentar a ansiedade e gerar muita tensão pelo corpo todo.
 Alguns conselhos que contribuirão para a sua saúde:


-Controle a pressão arterial regularmente.
Adote o hábito de não colocar sal na comida. Isso ajudará a manter valores normais de pressão arterial e melhorará a circulação sanguínea. A falta de irrigação cerebral é causa de insônia e sensação de cansaço prolongado. 


-Faça exercícios de manhã. Procure não fazê-los à noite porque a liberação de certas substâncias estimulantes (endorfinas) impede um sono profundo, necessário para reequilibrar o metabolismo.


-Faça as refeições mais fortes durante o dia e tenha uma alimentação leve à noite. Vários estudos revelam que o organismo usa as energias calóricas principalmente durante o dia, enquanto à noite tende a armazená-las. 


-Durma o número de horas de que o seu corpo precisa. Se o seu relógio biológico exige seis ou oito horas, você saberá disso melhor do que ninguém. Respeite o seu ritmo para ter um rendimento melhor.

-Não veja televisão durante muitas horas, principalmente antes de ir dormir. Isso altera o período REM do sonho, a fase em que se sonha.  

-Mantenha horários regulares para as refeições e controle o seu peso. Consulte um médico para definir o seu peso ideal. Tanto o excesso de peso como a magreza excessiva desequilibram as funções orgânicas e o relógio biológico. 

-Faça pausas regulares entre as suas atividades diárias e semanais. O metabolismo precisa das pausas para se reequilibrar e compensar os déficits próprios da vida cotidiana.  




O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. É importante lembrar de nossa saúde diariamente! E seu corpo agradece!




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada da Casa Branca, 200 - Tijuca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefones

(21) 2298-3365

Tecnologia do Blogger.